Na manhã desta segunda-feira (25), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela BRK Ambiental em Palmas recebeu a professora e mestre em Ciências do Ambiente, Tatiana Ferreira Wanderley Alves.
A especialista trouxe uma análise sobre as infraestruturas de esgotamento sanitário, destacando questões como tratamento de água residuária e os impactos, causados pela poluição hídrica, no meio ambiente e na saúde pública.
Durante sua apresentação, Tatiana mostrou o conceito de esgotamento sanitário e abordou as tecnologias disponíveis para o tratamento da água residuária, ressaltando sua importância.
Ela contextualizou a gravidade do problema, citando casos emblemáticos, como o lançamento de esgoto in natura no rio Tietê, em São Paulo, que resultou em sérios problemas de saúde pública.
A especialista também respondeu a questionamentos sobre os perigos enfrentados pela população de Palmas diante de vazamentos de esgoto, especialmente durante o período chuvoso.
Ela explicou que os impactos variam conforme a quantidade de esgoto e água, e destacou a importância da conscientização ambiental e do uso adequado das estruturas de esgoto pela população.
O presidente da CPI, vereador Josmundo, expressou sua satisfação com a apresentação da professora Tatiana, ressaltando a relevância das conclusões para o avanço das investigações.
Ele enfatizou a necessidade de investimentos da BRK para melhorar seus serviços e evitar vazamentos de esgoto, ao mesmo tempo, em que ressaltou a importância da educação ambiental da população.
Além do presidente, outros membros da CPI, como o relator vereador Nego, o membro da comissão vereador Eudes Assis e o vereador Pedro Cardoso, estiveram presentes na palestra.
As reuniões da CPI ocorrem semanalmente, sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube da Casa de Leis.