O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), rompeu os laços políticos com o Governador de Roraima Antônio Denarium (Progressistas).
O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 6, em um grupo de WhatsApp formado pelos deputados estaduais.
“Todos são sabedores que, desde o segundo turno das eleições estaduais de 2018, tenho sido um parceiro fiel e intransigente na defesa desse governo, muitas vezes abrindo mão de convicções pessoais, visando manter a unidade do nosso grupo político”, afirma Sampaio. “Mas como bem aprendi com meu pai, tudo tem limite”, diz um trecho da mensagem.
O rompimento teria acontecido após o Governador Antonio Denarium mandar instalar o sistema de inteligência do Governo de Roraima para espionar os parlamentares.
Além dos deputados, os policiais penais que denunciaram casos de assédio moral da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) também estariam sendo monitorados pelo sistema de espionagem.
Após a decisão, a maioria dos deputados declararam apoio ao presidente da ALE-RR.
Somente três não se manifestaram, sendo eles: Catarina Guerra, Joilma Teodora e Lucas Sousa, que é sobrinho do Governador.
Diante dos fatos, os deputados teriam convocado o Governador Antonio Denarium para uma reunião no início da semana na ALE-RR para questioná-lo sobre o caso, mas ele teria negado as acusações.
Mas segundo informações, os parlamentares possuem um relatório relacionado à suposta espionagem na casa legislativa.
O Portal Norte em Roraima tentou contato com a assessoria de Soldado Sampaio, mas não conseguiu.