Ícone do site Portal Norte

Jair Bolsonaro pode escolher os candidatos em 2026, diz presidente do PL

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse que em 2026, Jair Bolsonaro escolherá os candidatos a presidente e vice pelo partido

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que em 2026, Jair Bolsonaro será responsável por escolher os candidatos a presidente e vice-presidente pelo partido. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em um vídeo eleitoral, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que em 2026, Jair Bolsonaro terá o poder de escolher os candidatos a presidente e vice pelo partido.

Ele enfatizou que isso representa um compromisso com Bolsonaro e expressou o desejo de vê-lo concorrendo pela legenda.

Segundo Costa Neto, eles devem isso a Bolsonaro.

O vídeo, transmitido na noite de sábado (15), mostra Costa Neto também manifestando seu desejo de que Bolsonaro seja o candidato à Presidência pelo partido.

Ele destacou que, se Bolsonaro não puder concorrer, a decisão sobre o candidato será exclusivamente dele.

Costa Neto não fez menção a qualquer impedimento até 2030.

Veja na íntegra a fala do presidente do PL:

“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. “Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. “Quem decide quem vai ser o candidato a vice- presidente é o Bolsonaro. “Nós devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. “Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil”.

Jair Bolsonaro inelegível

Em junho de 2023, o ex-presidente foi condenado por 5 votos a 2, devido à reunião realizada com embaixadores no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

Posteriormente, em outubro, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Jair Bolsonaro e Braga Netto à inelegibilidade por oito anos, pelo uso eleitoral das comemorações de 7 de setembro de 2022.

O ministro Raul Araújo, do Tribunal, anulou uma das condenações.

Apesar da decisão, assinada no dia 5 de junho deste ano, Jair Bolsonaro permanece inelegível até 2030 devido a outras duas condenações no TSE.

Sair da versão mobile