A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (19) o nome do ministro Mauro Campbell para o cargo de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Após a sabatina, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), a indicação seguirá para o Plenário. Segundo Alcolumbre, “imediatamente”.
Se a maioria absoluta aprovar, o ministro assumirá o cargo por dois anos.
Além de Alcolumbre, participaram da sessão os senadores amazonenses Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB).
Eduardo Braga, relator da indicação, destacou que Campbell tem formação “irretocável e “tragetória de sucesso”.
Braga destacou que para os amazonenses, “é uma grande honra estar vendo sua coroação nesta sabatina”.
Mauro Campbell
Mauro Campbell formou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett em 1985. Posteriormente, em 1987, iniciou sua carreira como Promotor de Justiça no Ministério Público do Amazonas.
Em 2008, deixou o cargo de Procurador-Geral de Justiça para se tornar Ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde atua atual.
Além disso, no governo do Amazonas, entre 1991 e 1995, foi Secretário de Justiça, Segurança Pública e Controle Interno.
Mais tarde, entre 2018 e 2022, atuou no Tribunal Superior Eleitoral e liderou a comissão de reforma da Lei de Improbidade.
Atualmente é diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário.