As inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos vão até as 18h de sábado (dia 6). São 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Não há cobrança de taxa.
Pela primeira vez, o governo vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
Segundo o ministério, os médicos terão alocação em “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”. Os profissionais vão atuar no primeiro atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.
“Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde”, apontou o governo em publicação.
O cálculo do Ministério da Saúde é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas com prestação de serviços na rede pública.
Cotistas
Os profissionais selecionados vão receber bolsa-formação de R$ 14.058 por mês. Uma novidade é que as vagas obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos, que estipulam o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais e de 9% para pessoas com deficiência.
Podem participar da seleção profissionais brasileiros ou estrangeiros e brasileiros formados no exterior, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.
Para se inscrever no programa Mais Médicos, o interessado deve acessar uma página do Ministério da Saúde. A pasta orienta as pessoas que têm dúvidas a ligar no número 136, opção 6.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.
* Com informações da Agência Brasil