Ícone do site Portal Norte

Eleições na França: ‘se uniram contra o extremismo’, diz Lula

Lula e Mauro Vieira se reúnem para avaliar situação na Nicarágua

Presidente Lula se reúne com o chanceler Mauro Vieira, nesta quinta-feira (8). -Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste domingo (7) a vitória da esquerda na eleição legislativa na França.

Lula expressou estar muito feliz com a demonstração de maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas.

Nas redes sociais, ele escreveu:

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social”.

Além disso, Lula destacou que este resultado deve servir de inspiração para a América do Sul.

Eleições na França

A esquerda francesa alcançou uma vitória surpreendente no 2º turno das eleições para a Assembleia Nacional, realizado neste domingo (7).

A coalizão Nova Frente Popular (NFP), constituída com o objetivo de derrotar o Reagrupamento Nacional (RN) de direita, assegurou 182 cadeiras na Câmara Baixa do Parlamento.

Após a conclusão de 100% da apuração, a coalizão Juntos, liderada pelo presidente Emmanuel Macron, conquistou 168 cadeiras na Assembleia Nacional.

Por outro lado, o partido de Marine Le Pen teve um desempenho muito abaixo das expectativas, garantindo apenas 143 assentos. O fechamento das urnas ocorreu às 20h (15h no horário de Brasília).

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile