Ícone do site Portal Norte

Vigilantes de hospitais públicos do DF entram em greve

Vigilantes de hospitais públicos do DF entram em greve.

Vigilantes de hospitais públicos do DF entram em greve. Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília.

Os vigilantes dos hospitais públicos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal entraram em greve, nesta segunda-feira (8). Entre as reivindicações, os profissionais cobram salários atrasados.

Apesar dos protestos, o Sindicato dos Vigilantes (Sindesv-DF) afirma que poucos vigilantes continuam trabalhando em postos essenciais, como maternidade e alas psiquiátricas.

Greve dos Vigilantes

Segundo o Sindesv-DF, dos 1,5 mil vigilantes que atuam nos hospitais e UBSs 90% dos mesmos aderiram ao movimento grevista. Entre as unidades, a greve vai afetar o Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A categoria cobra o pagamento de férias e salários atrasados da empresa Ipanema, que detém 70% dos contratos com a Secretaria de Saúde (SES-DF). Além disso, há um atraso de um ano no depósito do Fundo de Garantia (FGTS).

A Ipanema recebe recursos da Secretaria para dar dois uniformes de trabalho aos profissionais a cada seis meses. Porém, o sindicato confirma que as novas roupas de trabalho ainda não foram entregues.

Secretaria de Saúde

Por outros lado, a pasta nega que os pagamentos destinado aos profissionais estejam atrasados e afirma que os mesmos “estão dentro dos prazos regimentais para liquidação”. Veja um trecho da nota enviada pela Secretaria de Saúde.

“A Pasta informa que acompanha a situação para não haver prejuízo aos serviços prestados, seja nas UBSs ou nos hospitais da rede. A SES-DF ressalta que mantém o contato com a empresa responsável pelos serviços de vigilantes.

Com informações do Metrópoles.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile