As eleições presidenciais na Venezuela, cujo resultado foi divulgado entre o domingo (28) e esta segunda-feira (29), terminaram com tumulto em Manaus, capital do Amazonas.
Venezuelanos mobilizaram-se em diversas partes da cidade, como os bairros Centro e Praça 14. Em grande número, eles reagiam ao resultado que confirmou a vitória de Nicolás Maduro pela terceira vez.
No Centro de Manaus, o Largo de São Sebastião foi o ponto de encontro de quem se mobilizava pelas eleições na Venezuela. Foram centenas de pessoas, com cenas que misturavam angústia, fé e descontentamento.
Algumas ruas foram fechadas pelo volume de pessoas no entorno da Igreja de São Sebastião e a Polícia Militar do Amazonas, por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), interviu para reprimir as manifestações.
Houve confronto entre quem estava presente no Largo e a polícia. Há, inclusive, relatos de que as forças policiais tenham usado gás lacrimogênio e afetado dezenas de pessoas.
Os protestos são motivados por argumentos de suposta falta de transparência nas eleições venezuelanas. A oposição de Maduro faz acusações de fraude no pleito e reivindica a vitória de Edmundo González.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.