Nesta terça-feira (30), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou que convocará o ministro Mauro Vieira para esclarecer as eleições na Venezuela.
Em nome da oposição, o senador, que preside a legenda, quer que o ministro de Relações Exteriores esclareça o motivo da omissão e falta de posicionamento do Brasil diante do pleito venezuelano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se manifestou oficialmente e, segundo informações do Planalto, aguarda o retorno do assessor Celso Amorim de Caracas.
Ciro Nogueira criticou a ausência de uma posição clara e ações do governo brasileiro.
Além disso, ele considera o resultado das eleições “um novo golpe” por Nicolás Maduro na Venezuela.
O senador quer a convocação urgente do ministro das Relações Exteriores no Senado para explicar a situação, que ele considera difícil de justificar.
“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de ocorrência perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, escreveu Ciro nas redes sociais.
Após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciar a vitória de Nicolás Maduro nas eleições, críticas surgiram ao redor do mundo.
No Brasil, alguns parlamentares da oposição usaram as redes sociais para lamentar a reeleição de Maduro para a presidência do país.
Nota do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (29) comentando os desdobramentos das eleições na Vanezuela.
O PT elogiou o processo eleitoral na Venezuela e acredita que o Conselho Nacional Eleitoral tratará todos os recursos com respeito e conforme a Constituição.
Além disso, a legenda espera que o presidente reeleito, Nicolás Maduro, continue o diálogo com a oposição para resolver os problemas agravados por sanções ilegais.
Por fim, o PT se comprometeu a ajudar a resolver os problemas da América Latina e do Caribe sem violência e sem ingerência externa.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.