O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (30) o Dia Nacional do Funk. A data será comemorada anualmente, em 12 de julho.
O então deputado federal Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, apresentou a matéria à Câmara dos Deputados em 2021.
Na ocasião, os debatedores explicaram que escolheram a data como uma homenagem ao “Baile da Pesada”, que aconteceu em 12 de julho de 1970, no Canecão, casa de shows da Zona Sul do Rio de Janeiro.
A festa se tornou um marco para a popularização do ritmo musical. Nas décadas seguintes, os bailes funk se multiplicaram nas comunidades cariocas, especialmente nos anos 1990. Depois, as produções do estilo se difundiram por todo o país.
Nas redes sociais, Lula afirmou que o funk é muito mais do que um gênero musical. “É uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!”, disse a publicação.
No vídeo, o presidente aparece ao lado de Padilha, que também comentou em suas redes que a sanção é o “reconhecimento do Estado brasileiro por essa iniciativa cultural que gera muita valorização e emprego para a juventude”.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.