Ícone do site Portal Norte

88% dos brasileiros são a favor de punir candidatos por fake news

Fake-News-eleicoes

A pessoa responsável por divulgar notícias falsas durante campanhas eleitorais pode pegar uma pena de 1 a 5 anos - Foto: Elza Fiúza/ABr / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

Dados da pesquisa do Observatório Febraban, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Política e Econômicas (Ipespe), revelaram que 73% da população brasileira está preocupada com período eleitoral, sendo 88% favorável à punição de candidatos que se beneficiem de fake news.

Os dados foram recolhidos entre o dia 4 e 10 de julho de 2024, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País.

A pesquisa teve o objetivo de abordar o interesse do brasileiro nas eleições municipais, além das preferências e expectativas sobre os perfis dos próximos políticos eleitos.

Punição de candidatos por fake news

O levantamento apontou que a punião mais defendida é a impugnação da candidatura (52%), que consiste em contestar a elegibilidade de um candidato a um cargo eletivo.

Além disso, há também a punião por multa em dinheiro (14%). Cerca de 12% defendem a suspensão da campanha eleitoral por um período e 10% opinaram pela suspensão completa da propaganda eleitoral.

3% dos entrevistados indicaram apenas uma repreensão pública como punição.

Disseminação de notícias falsas

Na pesquisa, cerca de 59% da população brasileira afirmou ter recebido uma fake news, e 30% afiramaram que já se sentiram prejudicados por conta dessas notícias falsas.

Somado a isso, 35% dos entrevistados afirmaram que declararam já ter bloqueado algum contato ou ter sido bloqueado em grupos do WhatsApp por conta de conflitos relacionados aos políticos em eleições anteriores.

Fonte: Poder360.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile