O Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, visa intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e sensibilizar a sociedade.
Este movimento busca erradicar a violência de gênero, alertando sobre os diferentes tipos de abuso, como físico, psicológico, sexual, patrimonial e moral.
O Agosto Lilás em Roraima
Em Roraima, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e parceiros, lançou a campanha “Agosto Lilás: Juntos pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
Esta iniciativa celebra conquistas e sensibiliza a sociedade sobre a importância de se posicionar contra a violência de gênero.
A campanha também promove serviços especializados para mulheres em situação de violência e divulga os mecanismos de denúncia disponíveis.
Além disso, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reforça seu compromisso na luta contra a violência doméstica e familiar.
O presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância do Agosto Lilás, iniciativa anual para a proteção dos direitos das mulheres.
Ele ressaltou o compromisso do Parlamento em implementar medidas efetivas para erradicar a violência e garantir a segurança das roraimenses.
- Leia Também: Roraima é o Estado com maior índice de estupros de vulneráveis; Brasil bate recorde de estupros em 2023
Ao longo dos anos, o legislativo estadual tem aprovado diversas leis para enfrentar a violência contra a mulher e diminuir a desigualdade de gênero.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed) também se pronunciou a respeito do seu compromisso com a campanha Agosto Lilás, através das redes sociais.
“A violência de gênero é um problema profundo e complexo, mas a Educação tem o poder transformador de mudar essa realidade”, escreveu a página.
As ações da Casa da Mulher Brasileira
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.