O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse que não faz sentido o Brasil ter uma das maiores taxas de juros real do mundo durante o Congresso Aço Brasil nesta segunda-feira (5).

“Não tem justificativa. Temos a segunda maior taxa de juro real do mundo e só perde para a Rússia, que está em guerra”

Disse o ministro Alckmin.

Além disso, ele ainda citou que o Brasil dispões de fudamento sólidos, que vão de contrapartida com as taxas de juros, como as reservas cambiais de US$ 370 vilhões, segurança jurídica um amplo mercado consumidor e recorde de exportações.

“O mercado internacional enfrenta um grande estresse que deve ser passageiro. O Brasil tem a 6ª maior população do mundo, um mercado interno forte. Amanhã sai o balanço das exportações de janeiro a julho com recorde. Temos reservas cambiais, e vejo com otimismo que a política fiscal será cumprida. Por isso, não tem razão o Brasil ter a segunda maior taxa de juro real do mundo. Isso atrapalha muito”

Confirmou ele.

Ministro Alckmin fala sobre a indústria do aço

O político destacou que a indústria do aço está em constante inovação. Com a política implementada pelo governo Lula, a Nova Indústria Brasil apresenta um avanço significativo para o desenvolvimento socioeconômico.

Somado a isso, o presidente em exercício afirmou que “não há desenvolvimento econômico e social sem as indústrias” e destacou que, em breve, as Letras de Crédito do Desenvolvimento (LCD) estarão disponíveis no mercado, barateando o custo do crédito para as indústrias.

Essas letras funcionarão de forma semelhante às existentes no setor imobiliário e agrícola (LCI e LCA, respectivamente), onde as pessoas físicas estão isentas de pagar imposto de renda ao investir nesses títulos.

Alckmin salientou que, até 2028, o Brasil receberá R$ 100 bilhões em investimentos no Programa Mover, focado na descarbonização da indústria. Ele enfatizou que o Brasil emite apenas 55% do gás carbônico em comparação com outros países, graças ao seu potencial energético.

Fonte: Agência Brasil.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.