Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Chile, os dois países vizinhos assinaram, nesta terça-feira (6), um acordo voltado ao desenvolvimento do setor espacial.

Entre os principais objetivos, o tratado estabelece o intercâmbio de informação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de estratégias para o setor.

A assinatura do acordo acorreu durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, em Santiago.

O evento para desenvolver setor espacial contou com a presença de Lula e do presidente do Chile, Gabriel Boric.

Setor espacial

Lula e presidente do Chile, Gabriel Boric – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante um discurso, o presidente Lula disse que o setor espacial é estratégico na busca do melhor desenvolvimentos dos países. Ele também comentou que há uma grande desvantagem em relação a outros países com avanços mais sucedidos na área.

“A cooperação entre os países do Hemisfério Sul tem potencial para reverter essa desvantagem. Juntos poderemos multiplicar a capacidade de erguer a nossa própria escada”, disse Lula.

Segundo o presidente da República, é de extrema importância que os benefícios do desenvolvimento espacial seja compartilhado entre todos os países do mundo.

Além disso, Lula reforçou que a obsessão de países super desenvolvidos em “colonizar Marte”, por exemplo, impede que os cuidados com o planeta fiquem em segundo plano.

Elogios

Dessa forma, o presidente elogiou as ações de seu governo e afirmou que o mesmo conseguiu desenvolver “um ecossistema de pesquisa tecnológica e aplicações espaciais robustos”.

“Nós temos instituições de excelência como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), às quais se somam universidades e um setor inovador”, disse o presidente.

Lula cumpre agenda política no Chile desde esta segunda-feira (4), quando junto ao presidente Gabriel Boric assinaram outros 19 acordos bilaterais. Dessa forma, Lula busca intensificar as relações entre os países da América do Sul.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.