Ícone do site Portal Norte

Julgamento contra a cassação do governador de Roraima é adiado pelo TSE

Governador de Roraima, Antonio Denarium - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

TSE adia julgamento de reurso contra cassação do governador de Roraima - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender o julgamento do recurso que solicitava a anulação da cassação da chapa do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

O julgamento foi suspenso na noite desta terça-feira (13), mas também incluía o vice-governador Edilson Damião. 

A sessão, que teve início por volta das 18h10 no horário local, contava com esse processo como o sétimo na ordem de julgamento.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia explicou que a suspensão foi acordada entre os ministros. 

“Neste caso, haverá sustentações orais e leitura do relatório e nessa sessão nós faremos, conforme o combinado entre os ministros a leitura do relatório da eminente relatora, ouviremos a sustentação oral após o que o processo será suspenso e posteriormente pautado para outra data”, destacou a ministra.

Uma nova data para que o julgamento seja rotomado ainda não foi definida. Ainda na sessão, a relatora do caso ministra Isabel Galloti leu o relatório. 

O processo chegou ao TSE após o governador de Roraima entrar com recurso contra a decisãodo TRE-RR, de janeiro deste ano.

Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) decidiu cassar a chapa do governador, porque eles julgaram que houve abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Defesa do governador de Roraima

Durante a sessão, a defesa da chapa do governador Antonio Denarium teve a oportunidade de realizar a sustentação oral.

Além disso, quatro advogados se revezaram para apresentar os argumentos em favor da anulação do processo de cassação.

Apesar de um dos advogados não estar previamente inscrito, a presidente do TSE permitiu que ele também tivesse seu tempo de fala.

Durante a sessão, o advogado Fernando Neves da Silva afirmou que está confiante no processo de recurso contra a cassação do governador.

“Registro a minha confiança de que os recursos serão providos e que será confirmada a vontade do eleitorado de Roraima que elegeu Antonio Denarium em primeiro turno com uma larga margem de votos”, disse.

Após as sustentações orais da defesa, apenas um advogado da parte que entrou com a ação se pronunciou.

O advogado solicitou quea decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) fosse mantida.

Depois do término das sustentações orais, a ministra Cármen Lúcia anunciou que o julgamento estava suspenso e que “será pautado devidamente” em uma data futura.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Porque aqui tem notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile