Ícone do site Portal Norte

PF vai investigar Pablo Marçal por crime eleitoral contra Boulos

Pablo-Marcal-e-Boulos

Promotor acolheu o argumento da campanha de Boulos de que as acusações não se limitam a "um ataque à honra", mas também configuram um crime eleitoral - Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo ordenou que a Polícia Federal abra uma investigação para apurar possíveis crimes eleitorais cometidos pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) contra seu oponente Guilherme Boulos (PSOL), ambos concorrentes à Prefeitura de São Paulo.

O promotor eleitoral Nelson dos Santos Pereira Junior, atendendo a um pedido da campanha de Boulos, considerou que há “indícios de prática de crimes eleitorais” na conduta de Marçal, que insinuou, por gestos e declarações sem provas, que Boulos seria usuário de cocaína.

Em documento do MP, ao qual a coluna teve acesso, o promotor acolheu o argumento da campanha de Boulos de que as acusações não se limitam a “um ataque à honra”, mas também configuram um crime eleitoral, pois têm o potencial de enganar e influenciar uma grande quantidade de eleitores que poderiam ver em Boulos uma referência para o voto em outubro.

Acusações sem fundamento

No debate promovido pela TV Bandeirantes, Marçal fez as primeiras acusações infundadas sobre o envolvimento de Boulos com drogas, inclusive gesticulando e apontando em sua direção.

A campanha de Marçal explorou o episódio nas redes sociais com vídeos editados, que foram retirados do ar por determinação judicial. Contudo, novas edições similares surgiram, levando a uma extensão da liminar após nova reclamação da campanha de Boulos.

Os ataques se repetiram em debates organizados pelo Estadão/Faap e Terra. Caso as investigações da Polícia Federal confirmem a ocorrência de crime eleitoral, Marçal poderá ser condenado a uma pena de detenção de dois meses a um ano, ou ao pagamento de multa.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile