Silvio Almeida, ministro dos Direito Humanos, foi demitido por Lula após acusações de assédio sexual contra mulheres, tendo entre elas a ministra de Igualdade Racional, Anielle Franco. Almeida se tornoi o sétimo ministro a deixar o cargo no Governo Lula.
No total, cinco ministros saíram do governo e dois mudaram de pasta em menos de dois anos de mandato.
Ministros deixam cargo no Governo Lula
Assim como Almeida, o general Gonçalves Dias também se envolveu em uma repercussão que resultou na sua demissão.
Em abril 2023, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional pediu demissão após a divulgação de imagens sobre a atuação dos integrantes do Gabinete durante a invasão do 8 de janeiro nas sedes dos três Poderes em Brasília.
Além dele, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, saiu do cargo após perder sustentação do partido em que fazia parte, o União Brasil.
A ministra de Esporte, Ana Moser, deixou o governo para abrir espaço para entrada do centrão no governo. O mesmo aconteceu com o ministro Mácio França, de Portos e Aeroportos, mas acabou sendo realocado para uma nova pasta.
O Flávio Dino e Paulo Pimenta deixaram os cargos de ministros para assumirem outras funções. Atualmente, Dino ocupa um espaço no Supremo Tribunal Federal.
Já Pimenta, foi mandado para assimir o Ministério Extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.