O Feriado da Independência, neste 7 de setembro, é movimentado nos bastidores da política, com críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, neste 7 de setembro, Bolsonaro chamou Moraes de de “ditador”. A fala aconteceu em meio às críticas ao sistema eleitoral brasileiro e também ao atual presidente Lula.
Em seu discurso para o 7 de setembro, Bolsonaro afirmou: “Devemos botar freio através dos dispositivos constitucionais daqueles que saem, que rompem os limites das quatro linhas da nossa Constituição. E eu espero que o Senado Federal bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador”.
Além das críticas a Moraes, Bolsonaro pediu anistia para os presos relacionados aos eventos do 8 de janeiro, referindo-se ao episódio como uma “armação”.
O presidente de honra do Partido Liberal (PL) ainda afirmou que a eleição dele em 2018 ocorreu devido a uma “falha do sistema”.
Bolsonaro reiterou que jamais entregaria a faixa presidencial a um “ladrão”, em alusão à posse de Lula em 2023, e direcionou mais críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, afirmando que Moraes faz mais mal ao Brasil do que Lula.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.