O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decidir em breve quem ocupará o cargo de Ministro dos Direitos Humanos, após a saída de Silvio Almeida. Entre os nomes cogitados estão Nilma Lino Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial no governo Dilma Rousseff, e a deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo (PT), professora e assistente social.
Márcio de Jagun, professor e pós-doutor em Ciências da Religião, também é um nome cotado pelo presidente, segundo o jornal O Globo.
Após a demissão de Almeida, ocorrida nesta sexta-feira (6), a ministra Esther Dweck, que também é Ministra da Gestão e da Inovação, assume interinamente a pasta dos Direitos Humanos.
Ela deve permanecer no cargo por alguns dias para avaliar a gestão do ministério e a situação psicológica dos servidores, em meio às recentes denúncias de assédio moral e sexual divulgadas pela imprensa.
Silvio Almeida foi demitido nesta sexta-feira (6), após a coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, divulgar a existência de denúncias de assédio sexual com o ex-ministro.
Quem é Esther Dweck?
A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, é associada ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Dweck é doutora em Economia pela mesma instituição.
Sua carreira no setor público inclui passagens pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde ocupou os cargos de chefe de assessoria econômica e secretária de orçamento federal.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.