A deputada estadual Macaé Evaristo (PT) vai assumir o Ministérios do Direitos Humanos e da Cidadania com a nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A parlamentar chegou no Palácio do Planalto e já começa a trabalhar na transição no ministério nesta segunda-feira (9).

A pasta estava interinamente com a também ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, uma vez que o ministro Silvio Almeida foi acusado de assédio sexual.

Almeida foi demitido após acusações divulgada pela organização Me Too Brasil e a secretária Rita de Oliveira, que assumiria seu cargo, também pediu demissão na última sexta-feira (6).

Quem é Macaé Evaristo?

Formada em Serviço Social, Macaé Evaristo possui um mestrado em Educação, além de estar cursando doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A nova ministra dos Direitos Humanos tem uma carreira consolidada como professora na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, onde também assumiu cargos de coordenação e direção em escolas públicas.

Entre 2004 e 2012, ela desempenhou diversas funções na educação municipal, como Gerente de Coordenação da Política Pedagógica, Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Educação.

Anteriormente, entre 1997 e 2003, lecionou no Curso de Magistério Intercultural Indígena e liderou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas em Minas Gerais.

Além disso, Macaé Evaristo foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação e comandou a Secretaria de Educação de Minas Gerais entre 2015 e 2018, fortalecendo seu papel como defensora de políticas inclusivas e de diversidade.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.