Após um ano e nove meses no poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita pela primeira vez a capital amazonense, Manaus, desde o início de seu terceiro mandato. A visita tem como objetivo o enfretamento à seca extrema que atinge a região.
Durante sua visita, Lula percorrerá áreas severamente impactadas pela seca e se reunirá com autoridades locais para anunciar novas medidas para combater a crise. Ele será acompanhado pelos ministros Marina Silva e Rui Costa.
A seca em 2024 tem causado estragos significativos na Região Norte, afetando principalmente os ribeirinhos. Cinco dos sete estados da região — Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins — enfrentam problemas severos, com 209 municípios em situação de emergência e 242 decretos emitidos neste ano.
Os rios no Amazonas estão com níveis alarmantemente baixos. No final de agosto, o rio Solimões estava três metros abaixo da média, e afluentes como os rios Madeira e Acre atingiram cotas próximas aos mínimos históricos.
Em resposta à crise, o governo federal anunciou, em reunião no Palácio do Planalto no dia 21 de agosto, a liberação de R$ 11,7 milhões para ações da Defesa Civil nos estados do Amazonas e Roraima e reconheceu a situação de emergência em 53 municípios do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.
Entrevista à Rádio Norte FM
Nesta terça-feira (10), o presidente Lula concederá uma entrevista à Rádio Norte FM, na base aérea de Manaus.
Agenda Completa de Lula em Manaus:
- 08h00 – Visita à comunidade em Manaquiri (AM)
- 10h05 – Chegada a Tefé (AM)
- 10h40 – Visita a comunidade em Tefé (AM)
- 12h15 – Partida para Manaus
- 13h10 – Chegada a Manaus
- 13h20 – Entrevista à Rádio Norte FM
- 14h45 – Reunião com prefeitos dos municípios amazonenses afetados pela seca e anúncio de medidas de combate
- 17h20 – Partida para Brasília
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.