O Presidente Luís Inácio Lula da Silva comentou sobre a BR-319, nesta quarta-feira (11), durante entrevista à Norte FM. Na declaração, garantiu que o assunto seguirá para Brasília em uma “discussão séria”.
Lula declarou que convocará governadores, senadores, deputados e ministros, a fim de que a construção aconteça sem que comprometa o meio ambiente. O governo convocará especialistas para colaborar nesse projeto, buscando soluções que preservem a floresta.
“Eu disse ao governador, ao senador Eduardo Braga, ao senador Omar Aziz, aos deputados, que eu vou convocá-los aqui em Brasília para uma discussão muito séria com o Ministério do Transporte, com o Ministério do Meio Ambiente, para que a gente estabeleça um compromisso de que ao retomar a construção daquela estrada a gente tenha o compromisso de não permitir a grilagem de terra”, declarou.
O governo já assinou um contrato para a construção de 52 km adicionais da rodovia, uma parte já autorizada. Enquanto isso, discutiram maneiras de que a BR-319 seja reconstruída de forma sustentável.
“Vamos começar fazendo primeiro 20 km e, eu acho, que daqui há uns 20 dias, está liberado os outros 32 km e, enquanto isso, nós vamos estabelecer uma discussão com o Estado e a União com os ministros envolvidos e vamos convocar um especialista, em qualquer lugar do mundo, para vir discutir como é que a gente pode fazer essa estrada sem causar danos”, apontou.
O presidente reafirma a importância da preservação da floresta ao redor da rodovia e a necessidade de um planejamento que atenda tanto à infraestrutura quanto à preservação ambiental.
Período de seca e a BR-319
Durante a seca, o abastecimento de alimentos e recursos torna-se mais desafiador e a recuperação da BR-319 é vista, por alguns defensores, como solução estratégica para facilitar o transporte de suprimentos.
No entanto, o projeto de reconstrução enfrenta o desafio de preservar o meio ambiente ao redor da estrada, especialmente a floresta amazônica, evitando a grilagem de terras e queimadas ilegais.
Na última terça-feira (10), durante uma visita a Manaquiri, a 156 km de Manaus, o presidente Lula reafirmou seu compromisso com a conclusão das obras da BR-319. A estarda liga Manaus a Porto Velho (RO).
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou a assinatura do contrato para o lote C da BR-319, um trecho ambientalmente sensível. A declaração aconteceu durante a visita ao estado.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.