O presidente Lula anunciou que, até o final do ano, inauguraram um centro policial em Manaus, sob a coordenação da Polícia Federal. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (11) durante entrevista à rádio Norte FM.
O chefe do executivo ressaltou que a segurança do território é um desafio, por ser uma área extensa e “difícil de trabalhar”. Ele afirma que, além do trabalho de combate ao crime organizado e ao narcotráfico de maneira interna e fronteiriça.
Lula ressalta a necessidade de investimentos e destaca a importância de um trabalho interno eficaz, juntamente com parcerias com outros governos internacionais. A ideia é que, em conjunto, fortaleçam o controle das divisas.
Expansão da atuação do Exército
O presidente mencionou, ainda, que o objetivo é garantir a mobilidade de até 250 km para a atuação do Exército e da Polícia. Segundo a declaração, estima-se que o centro terá uma abrangência internacional, reforçando a segurança na região amazônica.
“Vai ser um trabalho gigantesco, mas que nós já tomamos a decisão. Com o Fundo Amazônia nós vamos preparar, dentro do estado do Amazonas, com sede na capital, esse Centro de Operação Internacional. Nós agora temos um secretário-geral da Interpol brasileiro e nós vamos saber como ela pode nos ajudar a combater o crime organizado nos países fronteiriços”, destaca.
Lula em Manaus
Lula esteve no Amazonas, na última terça-feira (10), para debater sobre a seca e as queimadas no território. Ele chegou em Manaus na noite de segunda-feira (9) e no dia seguinte cumpriu agenda em Manaquiri e Tefé.
Ao retornar a capital amazonense, reuniu-se com representantes do estado e anunciou medidas de combate à seca de 2024. No fim da tarde retornou à Brasília.
Nesta quarta-feira (11) ainda deu entrevista à rádio Norte FM, veículo de Manaus, onde falou sobre a seca, a BR-319, a exploração de potássio na região e à crise climática e muito mais.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.