Já usado pelo Ministério Público do Amapá, agora, todos os brasileiros terão acesso ao app “Radar Ambiental” para denunciar crimes ambientais, como incêndios criminosos.

No aplicativo, é possível registrar a ocorrência, que será distribuída ao órgão responsável e respondida través da Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de acordo com informações da CNN Brasil.

O aplicativo para denunciar crimes ambientais já está disponível para Androids e iOS (iPhones).

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para guiar as ações do Ministério Público em nível nacional e regional. O documento, divulgado nesta terça-feira (24), destaca tanto medidas estruturais e preventivas quanto ações de repressão.

Na semana passada, a analista da CNN, Luísa Martins, antecipou alguns trechos do plano. Entre eles, está a recomendação de suspender linhas de crédito concedidas pelo poder público a proprietários que promovam desmatamento.

Outra proposta incluída no documento é a atualização, revisão e análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de identificar áreas rurais em risco de incêndios, especialmente em zonas de transição entre biomas e áreas de preservação permanente.

Há também propostas para o monitoramento da qualidade do ar, criação de programa padronizado de formação e de credenciamento das brigadas florestais e entre outros.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.