O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá início hoje, terça-feira (24), à 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Em seu discurso, que é uma tradição brasileira, Lula deverá abordar temas como diversidade, paz, desenvolvimento sustentável e dignidade humana.
Ele também deve discutir questões de mudanças climáticas e transição energética, especialmente relevantes devido às recentes queimadas e enchentes no Brasil.
Além de sua participação na Assembleia, Lula participará de uma mesa redonda sobre democracia e combate ao extremismo, e terá encontros com o Rei Abdullah II da Jordânia, o presidente francês Emmanuel Macron e o presidente espanhol Pedro Sánchez.
O presidente chegou a Nova Iorque no sábado e tem cumprido uma agenda cheia de compromissos.
Ontem, se encontrou com Bill Gates, recebendo um prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates por suas políticas de combate à fome e à pobreza.
Durante o encontro, Lula destacou que o problema não é a riqueza, mas sim a pobreza, ressaltando o papel do Estado na questão.
Na quarta-feira, ele participará da segunda reunião de Chanceleres do G20, onde fará um apelo por maior governança global e esforços para combater a fome e a pobreza no mundo.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.