Na segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado com o prêmio GoalKeepers da Fundação Bill e Melinda Gates por suas políticas de combate à fome, como o Bolsa Família.

Bill Gates elogiou a trajetória de Lula, destacando sua infância pobre e a ascensão à presidência.

O fundador da Microsoft ressaltou a importância das políticas sociais e a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza Extrema, um dos principais objetivos de Lula no G20.

Em seu discurso, Lula afirmou que “o problema do mundo não é a falta de dinheiro”, mencionando que trilhões de dólares são gastos em armas, enquanto o combate à fome poderia transformar vidas.

O presidente também afirmou que a fome não gera revolução, mas submissão, e defendeu que cabe ao Estado atender as necessidades dos mais pobres.

Ele enfatizou que seu governo já retirou 24,5 milhões de brasileiros do mapa da fome e que o Bolsa Família é uma das experiências mais exitosas no combate à pobreza.

Ao final de sua fala, Lula recebeu aplausos de pé da plateia. Ele busca atrair investimentos privados para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza Extrema, que será formalizada em novembro na cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

Além disso, o presidente expressou preocupação com a concentração de riqueza, mencionando que “cinco mega empresários” têm mais dinheiro do que dez países.

Lula também destacou que 733 milhões de pessoas no mundo vão dormir sem comida, apesar de a produção alimentar ser abundante.

A Fundação Gates, anualmente, premia iniciativas e líderes que se destacam em temas relevantes, e neste ano o foco foi em Segurança Alimentar e Nutricional.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, também foi reconhecida por seu trabalho em programas de combate à fome e produção agrícola familiar.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.