Ícone do site Portal Norte

Órgãos ambientais do DF devem informar medidas adotadas para combater queimadas

Órgãos ambientais do DF devem informar medidas adotadas para combater queimadas

Órgãos ambientais do DF devem informar medidas adotadas para combater queimadas. Foto - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou informações sobre as ocorrências de queimadas e incêndios florestais nos parques e espaços ambientalmente protegidos do Distrito Federal, registradas entre 2023 e 2024.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deverão comunicar as medidas adotadas para minimizar o problema.

O objetivo é acompanhar as causas, investigações e as medidas preventivas para enfrentar os focos de incêndios. Além das chamas no Parque Nacional, queimadas simultâneas ocorrem por todo o Distrito Federal.

O clima quente e seco ajudou a rápida propagação das chamas, e investigações sugerem que o incêndio pode ter sido criminoso.

Segundo o MapBiomas, em julho, foram 2.500 hectares de área queimada no DF. Em agosto, houve um aumento de 60% em relação ao mês anterior, com 4.000 hectares destruídos. Em setembro esse número cresceu ainda mais, atingindo 6.302 hectares de vegetação, de acordo com o CBMDF.

Para o promotor de justiça Roberto Carlos Batista, os impactos ambientais que os incêndios causam à fauna, à flora e aos recursos hídricos locais afetam diretamente o equilíbrio ecológico da região. E também, colocam em risco a saúde pública e a segurança da população.

“A urgência da situação exige medidas a curto, médio e longo prazo, pois compromete a segurança de todos, a saúde pública e o meio ambiente. O Estado precisa estabelecer um comitê permanente para o tema, como já existe em outras unidades da federação”, reforçou Batista.

O Ibram e o CBMDF tem 20 dias para mandar as informações. Já o prazo para resposta do ICMBio é de 30 dias.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile