A Polícia Federal (PF) enviou um relatório preliminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes, que pediu uma série de informações relacionadas ao X, antigo Twitter. O documento revelou que investigados pela Justiça usaram a rede social durante o bloqueio.
De acordo com fontes da investigação, o senador Marcos Val e o blogueiro Allan dos Santos são citados no relatório.
Tal investigação apura que “possível prática de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e de incitação de crime”.
Nesse inquérito, a Polícia Federal apura ataques a delegados da instituição e ao Supremo. A PF ainda deve aprofundar as investigações.
O cumprimento da ordem do ministro Alexandre de Moraes foi realizado com a resposta ao Supremo, após ele solicitar no último sábado (21) que diversos órgãos apresentassem informações sobre a situação do X no Brasil.
Além da PF, também foram acionados a Receita Federal, o Banco Central e a Anatel.
Bloqueio do X
No dia 18 de setembro, o X voltou a funcionar pelo celular de muitos usuários brasileiros. O STF acionou a Anatel para entender o motivo da volta, uma vez que a ordem para as operadoras foi de suspensão da rede social.
Algumas empresas foram notificadas pela Anatel por suspeita de ajudarem no estabelecimento do X no Brasil.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.