O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou novamente o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação aos ataques de Israel contra outros países no Oriente Médio.
“É inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar ao invés de só saber matar”, afirmou Lula durante sua viagem ao México, segundo o UOL.
O presidente do Brasil está no México para acompanhar a posse da primeira presidente mulher do país, Claudia Sheinbaum.
Lula tem sido uma das principais vozes contra as ações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
No Líbano, cerca de 3 mil brasileiros pediram ajuda para deixar o país diante da intensificação do conflito entre Israel e o grupo libanês Hezbollah. De acordo com Itamarity, há 20 mil brasileiros que vivem no Líbano.
Na tarde desta terça-feira (1°), o Irã iniciou ataques a míssil contra Israel levando a guerra a nível regional.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 220 brasileiros que moram no Líbano serão repatriados e tirados do país para o Rio de Janeiro (RJ) na próxima quarta-feira (2)
Brasileiros são vítimas de bombardeios
Até o momento, foram registrados duas mortes de jovens brasileiros no Líbano. Ambos moravam com os parentes no território, contudo, foram atingidos por bombardeiros de Israel.
A primeira morte foi de um garoto de 15 anos, identificado como Ali Kamal Abdallah, que foi atingido no Vale do Beqaa durante bombardeios.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.