O X, antigo Twitter, informou que cumpriu as 223 ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superiol Eleitoral (TSE) para suspender ou retirar do ar contas da plataforma.
Segundo informações exclusivas do UOL, o X enviou uma lista das contas bloqueadas ou suspensas para o ministro do STF, Alexandre de Moraes, para argumentar que está em colaboração com a Justiça brasileira.
Essa lista faz parte de um documento sigiloso, encaminhado pela rede social em 6 de setembro como parte do pedido de revisão devido a decisão de suspensão do X (Twitter).
De acordo com o portal, uns dos nomes bloqueados ou suspensos por ordem judicial foram Nikolas Ferreira (PL), Allan dos Santos, Carla Zambelli (PL), Bia Kicis (PL), Luciano Hang e entre outros.
O X afirmou que cumpriu 158 ordens do STF ligadas a relatoria de Alexandre de Moraes. As deicsões foram tomadas em 37 procedimento judiciais, sendo o mais antigo o inquérito das fake news, aberto há mais de cinco anos.
Vale destacar que o Supremo também garantiu derrubar perfis que envolvidos nos movimentos antidemocráticos de 2020 e 2021, além dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Cerca de 65 ordens do TSE também foram cumpridas, segundo a empresa de Elon Musk. Essas ordens foram referentes a perfis que alegavam fraude nas eleições de 2022, que foram vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, perfis que eram mantidos por apoiadores do presidente Lula e faziam propaganda contra o presidente e candida à reeleição foram derrubados.