Representantes de 87 terreiros de candomblé do Brasil enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (11), para criticar o “descaso total” da atuação de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, e da pasta sobre políticas para o segmento.

A carta foi enviada pelos terreiros ao presidente da República por meio de assessores. De acordo com informações da Coluna Igor Gadelha, Metrópoles, os terreiros apontaram “fragilidades” da ministra Anielle Franco sobre a comunidade do candomblé.

“Neste sentido, investidos desta história, os terreiros que subscrevem manifestam-se com preocupação sobre a política do Ministério da Igualdade Racial para esse segmento, que encontrou o descaso total da ministra da pasta até agora, desarticulando a possibilidade da retomada do que iniciamos nos governos Lula e Dilma anteriores”, declararam os terreiros no documento enviado.

Os representantes afirmaram que há “má vontade” na volta de políticas relevantes para a comunidas, além de uma “falta de diálogo com os terreiros de candomblé patrimonializados como Bens Materiais e Bens Imateriais do Brasil pelo Iphan”.

Na carta, os representantes disseram que a ministra nunca visitou os espaços sagrados e desmarcou encontros em algumas ocasiões. Também foram escritas críticas sobre o “baixo investimento orçamentário” para os povos do terreiro de candomblé.

Segundo a coluna do Metrópoles, a carta também pede uma mesa de negociação diretamente com o presidente Lula para conversar sobre políticas direcionadas aos terreiros.