O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) afirmou que houve um aumento no número de brasileiros no Líbano que se inscreveram, mas desistiram de voltar para o Brasil. O Líbano tem sido local de conflito intensos entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.
O Itamaraty afirmou que haverá reforço da rechecagem de nomes por telefone para completar os voos e evitar problemas com as desistências dos cidadãos.
Após a chegada do 4° voo de repatriados que residem no Líbano, o governo brasileiro resgatou 1.105 pessoas da zona de conflito, que conta com idosos, crianças de colo. Além disso, também foram resgatados animais de estimação.
Até o momento, o Itamarity não divulgou a quantidade de desistências.
Quinto voo de repatriação de brasileiros pousa no Líbano
No último sábado (12), o quatro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou no Brasil com 211 passageiros, incluindo crianças de colo.
O quinto voo de repatrição de brasileiro pousou na capital libanesa neste domingo (13).
A previsão é que a aeronave KC-30, da FAB, faça uma para em Lisboa, Portugal, e pouse na Base Aérea de São Paulo, Guarulhos, com 220 brasileiros.
Segundo o governo brasileiro, o Líbano tem cerca de 20 mil brasileiros no território. Até o momento, cerca de 3 mil desses brasileiros manifestaram o desejo de retornar ao Brasil.