Somente no último domingo (6), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou cerca de 3 mil crimes eleitorais nas eleições municipais de 2024.
Além disso, o balanço levantado pela pasta revelou que foram registradas 1.170 ocorrências de boca de urna, 498 de compra de votos e corrupção eleitoral, além de 389 relacionadas a propaganda eleitoral irregular.
Também foram registrados casos de 269 violações ou tentativas de violação do sigilo do voto e 83 ocorrências de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.
As ocorrências fazem parte das ações relacionadas a Operação Eleições 2024, coordenada pelo Ministério da Justiça, com participação de equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional, além de representantes das secretarias estaduais de Segurança Pública, segundo a CNN Brasil.
Primeiro turno é marcado por prisões de candidatos
As autoridades prenderam cerca de 526 pessoas, sendo 23 candidatos das eleições de 2024. Os dados apontam que 53 veículos foram apreendidos por transporte irregular de eleitores.
De acordo com a pasta, foram apreendidos R$ 638 mil em espécie no dia do primeiro turno.
Os dados do Ministério da Justiça foram de 17 de agosto a 6 de outubro, registrando, ao todo, 4.556 crimes eleitorais.