Após o avião da Presidência da República enfrentar problemas técnicos no México, com o presidente Lula, ministros e autoridades a bordo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu a compra de duas novas aeronaves no último sábado (12).
O ministro afirmou ser indispensável para um país com projeção internacional como o Brasil ter “um meio de transporte rápido e seguro”, de acordo com a CNN Brasil.
Vieira também estava no avião que passou por problemas em um dos motores e precisou sobrevoar a capital do México por quase cinco horas antes de retornar ao aeroporto.
“Eu sou totalmente favorável à compra de um novo avião. E não pode ser um, tem que ser dois, porque tem que ter um reserva. Primeiro, para um país da dimensão continental do Brasil e um país com a projeção que o Brasil tem no mundo, é absolutamente indispensável ter um meio de transporte rápido, seguro, que ele (presidente) possa ir e voltar no menor tempo possível”, afirmou o ministro.
Em entrevista à CNN, Vieira argumentou que o Brasil participa de diversas organizações internacionais e o governo brasileiro não pode ficar ausente delas.
“E não é só o país da dimensão do Brasil e da presença internacional. É o número grande de reuniões internacionais, de organismos internacionais, que tem se multiplicado nos últimos anos. E o Brasil não pode estar ausente de nada disso.”, explicou ele.
“Então, eu acho que é absolutamente necessário um novo avião presidencial”.
Ao comentar sobre o caso do avião no México, o ministro disse que não houve pânico e nenhuma crise. “Não passamos por nenhum susto”, finalizou o chanceler.
Além de Vieira e Lula no avião, estava a primeira-dama Janja, ministra das Mulheres, senadoras, futuro presidente do Banco Central e entre outros.
*Com informações da CNN Brasil.