O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou uma resolução do Foro de São Paulo, que reconhece a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela.
O documento foi elaborado durante uma reunião do grupo de partidos da esquerda, realizada no México, antes da posse da atual presidente Claudia Sheinbaum.
De acordo com o deputado Reginaldo Lopes, à CNN Brasil, a posição do partido sobre a Venezuela “é desconectada com o que pensa o Lula e a grande maioria dos simpatizantes do PT”.
Além disso, a posição do governo foi vista como “confusa” para a secretária de relações internacionais do PCdoB e também representante do PT no Foto de São Paulo, segundo a CNN.
A secretária executiva do Foro, Mônica Valente, afirmou que o partido não divulgou a resolução em favor de Maduro, pois temeu repercussões negativas que refletissem nas eleições municipais de 2024.
“Dadas as ações da extrema direita, torna-se um imperativo as nossas forças políticas apelam ao respeito pelas instituições democracia da Venezuela e a autodeterminação do povo venezuelano com em relação aos resultados eleitorais que deram a vitória ao presidente Maduro.”, afirmou o Foro em declaração.
No final de agosto, Lula reiterou que não reconhece a reeleição de Nicolás Maduro e, na ocasião, cobrou transparência sobre as atas eleitorais. Até o momento, o líder brasileiro não revelou seu apoio ao venezuelano.