O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado (26), a cerimônia de verificação dos sistemas responsáveis pela contabilização dos votos para o segundo turno das eleições municipais de 2024.
Em nota, o TSE destacou que a chamada Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. De acordo com o tribunal essa etapa representa “uma oportunidade de auditoria e fiscalização que ressalta a transparência e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”.
Representantes de várias instituições realizaram a verificação no sistema de totalização, comprovando se é o mesmo assinado digitalmente pelas próprias entidades fiscalizadoras no ato de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, finalizado em 10 de setembro.
“O objetivo do evento de sábado é atestar que o sistema em funcionamento no TSE não sofreu nenhum tipo de modificação no período”, informou o TSE.
De acordo com a Agência Brasil, foram verificados os seguintes sistemas: Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot), Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos) e Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos).
As assinaturas digitais dos três sistemas foram verificadas pelas entidades e comparadas com aquelas geradas no momento da lacração. Durante a cerimônia, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE recalculou os hashes, ou resumos digitais, dos arquivos usados no procedimento de totalização das eleições de 2024.
O hash se refere a um código único que representa um arquivo extenso em uma sequência compacta de número e letras, bem mais sintética que o arquivo original. Qualquer alteração que seja realizada, gera um hash diferente, o que garante a integridade do processo.
*Com informações da Agência Brasil.