Ícone do site Portal Norte

Governador do Tocantins é o 5º que mais elegeu prefeitos no Brasil

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e presidente do Republicanos - Foto: Divulgação

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e presidente do Republicanos - Foto: Divulgação

O Governador do Tocantins e presidente do Republicanos, Wanderlei Barbosa, se consolidou como o 5º governador que mais elegeu prefeitos, proporcionalmente, no país, nas Eleições Municipais 2024.

O Republicanos, teve o maior número de prefeitos eleitos no Tocantins, em comparação com todos os partidos. No total, foram 56 prefeitos e 25 vice-prefeitos, em todas as regiões do estado.

Sendo assim, Wanderlei Barbosa ficou em 9º lugar em números absolutos em entre os governadores que mais elegeram prefeitos, estando na frente de gestores como Romeu Zema de Minas Gerais e Carlos Brandão, do Maranhão.

Já com relação do desempenho do partido ao qual o governador do Tocantins é presidente, ele elegeu 12,7% de todos os prefeitos do Republicanos no Brasil. Nesse sentido, sua posição é o segundo lugar, ficando atrás apenas de São Paulo, com 18,6%.

“Esses números nos deixam extremamente orgulhosos, pois saímos de apenas um prefeito em 2020 para 56 em 2024. E isso precisa ser comemorado. Sem falar das prefeituras em que tivemos o vice-prefeito ou que apoiamos, além dos mais de 300 vereadores que elegemos. Nossa base finaliza esse processo extremamente fortalecida”, disse o presidente do partido e governador do estado Wanderlei Barbosa.

O partido contou ainda com grande número de filiações, antes mesmo do pleito. Foram 7.095 registros de candidaturas para prefeituras e câmaras legislativas no Tocantins e desse total, 1.193 candidatos, estavam filiados ao Republicanos.

Dos 89 candidatos a prefeito que o Republicanos lançou, 63% foram eleitos, com uma importante cobertura em todas as regiões do Tocantins. Isso representa 40% dos 139 municípios do estado.

Confira as cidades por região

Vice-prefeitos

O partido Republicanos, ao qual o governador do Tocantins é presidente, também elegeu vice-prefeitos em coligação com outros partidos. Estão entre eles José Nagru, que compôs a chapa em Colinas ao lado de Kasarin (União Brasil); Divino José, em Araguaçu, que uniu forças com Jarbas Ribeiro (PL); e Rosilene, em Cristalândia, na chapa com Big Jow (UB).

Com isso, Wanderlei Barbosa pode contar com apoio em 177 dos 139 municípios do estado. Isso representa 84% das cidades do Tocantins. A base aliada é composta por: Republicanos com 56 prefeitos, o União Brasil (37), Progressistas (15), MDB (4) e PL (3), além do Agir e Solidariedade.

Sair da versão mobile