Os deputados do Partido Liberal (PL) recusaram assinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que consiste em reduzir a jornada de trabalho no Brasil. A proposta foi apresentada no Dia do Trabalhador, 1° de maio, pela deputada Erika Hilton (PSOL), que quer modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A escala 6×1 consiste em uma jornada de trabalho em que o funcionário tem direito a apenas um dia de descanso, enquanto trabalha durante seis dias.
A PEC, encabeçada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e fundada pelo Ricardo Azevedo (PSOL), conta com mais de 1,3 milhão de assinaturas em apoio e tem o objetio de trazer mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Na Câmara dos Deputados, a proposta enfrenta resistência entre políticos, especialmente por membros do PL, que tentaram barrar a PEC e também impedir sua tramitação.
Até o momento, a PEC conta com 71 votos na Câmara dos Deputados. São necessárias 171 assinaturas para que a proposta comece a tramitar.
Nas redes sociais, o vereador eleito no Rio de Janeiro, Ricardo Azevedo, publicou no final do último mês uma lista dos deputados federais que assinaram e não assinaram a PEC pelo fim da escala 6×1.
Aqui está a lista atualizada dos Deputados Federais que assinaram, e que não assinaram a PEC pelo #fimdaescala6x1
— Rick Azevedo (@rickazzevedo) October 31, 2024
Alguns cumpriram seu papel e mostraram que estão verdadeiramente ao lado da classe trabalhadora.
Mas também há aqueles que dizem defender os trabalhadores, mas não… pic.twitter.com/avGioUo7ij
Repercussão nas redes sociais
A recusa de alguns deputados gerou reações nas redes sociais. Em postagens no X, antigo Twitter, usuários criticaram os deputados do PL e também os outros políticos que votaram contra o fim da jornada de trabalho.
Tem que ser muito mal caráter pra defender a escala 6×1 né? pic.twitter.com/dHldSwwbm5
— LUIZER (@0luizrodrigo) November 7, 2024
Muitos usuários também manifestaram indignação sobre o fato de deputados trabalharem apenas três dias na semana e decidirem que a população deve continuar na escala 6×1.
*Com informações do portal Holanda.