O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a países do “norte global” contribuições financeiras para manter a Floresta Amazônica.
Lula afirmou, nesta sexta-feira (8), que é necessário cuidar das pessoas que vivem na floresta Amazônica.
“Manter a floresta [Amazônica] em pé custa dinheiro. Embaixo de cada copa de árvore, tem indígena, tem um pescador, tem um camponês e nós precisamos cuidar dessa gente, porque eles são seres humanos e precisam viver”, afirmou o presidente Lula.
De acordo com Lula, é importante que as nações, que já “se industrializaram há 200 anos atrás” e também “já desmataram seus países”, devem assumir o compromisso de “pagar aos países que tem floresta em pé”. O presidente afirmou que essa compensação deve ser feita a países como o Brasil, que ajudam a preservar o planeta por meio da proteção da Amazônia.
Além disso, o chefe do Executivo afirmou que assumiu um compromisso mesmo que ninguém tenha pedido.
Lula ainda disse: “Até 2030, nós iremos acabar com o desmatamento na Amazônia. Esse é um compromisso meu”.
O presidente criticou os gastos do mundo com guerras, enquanto existem outras questões, como usar os valores para a educação e ajudar pessoas que passam fome.
“A gente deveria utilizar esse dinheiro para alfabetizar e para alimentar milhões e milhões de pessoas que ainda passam fome, que ainda são analfabetas”, declarou.
*Com informações da CNN.