A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para extinguir a escala 6×1 e instituir uma jornada máxima de trabalho de quatro dias por semana.

A proposta prevê expediente de até oito horas diárias e um limite de 36 horas semanais, uma redução em relação ao modelo atual de até 44 horas semanais.

No entanto, a proposta enfrenta resistência de parlamentares conservadores, especialmente da bancada do Partido Liberal (PL), enquanto setores da esquerda, como PSOL, PT, PCdoB e PDT, manifestam apoio à iniciativa.

Como surgiu a ideia de extinguir a escala de trabalho 6×1

A ideia ganhou força nas redes após um desabafo de Rick Azevedo, vereador do Rio de Janeiro, que é popular no TikTok e defende uma vida menos centralizada no trabalho.

Criador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Azevedo, que recebeu mais de 29 mil votos, impulsionou uma petição com mais de 1,4 milhão de assinaturas em apoio ao fim da jornada de seis dias consecutivos de trabalho.

O que falta para a PEC ser aprovada?

Erika Hilton tem mobilizado apoio nas redes sociais para alcançar as 171 assinaturas necessárias para que a PEC avance na Câmara dos Deputados.

Até o momento, Erika Hilton conseguiu cerca de 90 assinaturas, muitas obtidas nos últimos dias, com o tema ganhando grande repercussão online.

Contudo, sem o número mínimo de apoiadores, a proposta ainda não pode ser discutida no Congresso.