A proposta para acabar com a escala de trabalho 6×1 está mobilizando diálogos entre parlamentares em todo o país, e na região Norte, seis deputados federais se manifestaram a favor da iniciativa.

Eles assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que busca reformular a jornada de trabalho.

Até o momento, o projeto conta com 134 assinaturas, incluindo as dos seguintes deputados do Norte:

  • Meire Serafim (UNIÃO – AC)
  • Socorro Neri (PP – AC)
  • Antônia Lúcia (REPUBLICANOS – AC)
  • Saullo Vianna (UNIÃO – AM)
  • Ricardo Ayres (REPUBLICANOS – TO)
  • Carlos Henrique Gaguim (UNIÃO – TO)

A proposta em discussão

O projeto busca flexibilizar a organização da jornada de trabalho no Brasil, alterando o artigo da Constituição que limita a carga diária a 8 horas e a semanal a 44 horas.

Segundo os apoiadores, essa mudança poderia oferecer mais folgas durante a semana e adaptar as escalas às novas demandas do mercado, beneficiando tanto empregados quanto empregadores.

Para que a PEC avance, são necessárias 171 assinaturas dos 513 parlamentares.

Como surgiu a proposta de acabar com a escala de trabalho 6×1

A ideia de extinguir a escala de trabalho 6×1 ganhou destaque nas redes sociais após um desabafo de Rick Azevedo, vereador do Rio de Janeiro e influenciador no TikTok, que defende uma vida menos voltada ao trabalho.

Criador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Azevedo, que obteve mais de 29 mil votos, iniciou uma petição que já conta com mais de 1,4 milhão de assinaturas em apoio à redução da jornada de trabalho, que prevê o fim dos seis dias consecutivos de trabalho.