Ícone do site Portal Norte

Brasil e China “vivem o melhor momento da história”, diz Xi Jinping

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia oficial de chegada do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada - Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia oficial de chegada do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada - Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira (20) que a parceria entre Brasil e China alcançou o melhor momento de sua história. O encontro resultou na assinatura de 37 novos acordos bilaterais.

“Mantive uma reunião cordial, amistosa e frutífera com o presidente Lula. Fizemos uma retrospectiva do relacionamento da China com o Brasil ao longo dos últimos 50 anos. Coincidimos que este relacionamento está no melhor momento da história. Possui uma projeção global estratégica e de longo prazo cada vez mais destacada”, declarou Xi.

O líder chinês ainda destacou que essa cooperação se tornou um exemplo global de solidariedade entre grandes países em desenvolvimento.

Brasil e China fortalecem cooperação estratégica

O encontro em Brasília ocorre após a participação de Xi Jinping na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro.

A visita marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e retribui a viagem de Lula à China em abril deste ano.

Durante a reunião, Lula anunciou um novo status para a relação bilateral como uma “Parceria Estratégica Global ao patamar de Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta Sustentável”.

Lula destacou a criação de forças-tarefa para definir projetos prioritários nas áreas de infraestrutura sustentável, transição energética, economia digital e inteligência artificial.

O objetivo é consolidar essa cooperação pelos próximos 50 anos, alinhando estratégias brasileiras, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Transformação Ecológica, com iniciativas chinesas, como a Nova Rota da Seda, explicou Lula.

Brasil e China lideram no Sul Global

Xi Jinping reforçou a importância de Brasil e China como líderes entre os países em desenvolvimento da América Latina, África e Ásia, também conhecidos como Sul Global.

“China e Brasil devem assumir proativamente a grande responsabilidade histórica de salvaguardar os interesses comuns dos países do Sul Global e de promover uma ordem internacional mais justa e equitativa”, afirmou Xi.

Ele também defendeu a ampliação da representatividade de países emergentes em fóruns globais, como a ONU, o G20 e os Brics.

Discussões sobre conflitos internacionais

Lula e Xi Jinping abordaram crises globais, como a guerra na Ucrânia e o conflito na Faixa de Gaza. Lula destacou a Aliança Global contra a Fome, lançada durante a presidência brasileira do G20, e defendeu soluções políticas para os conflitos.

Xi Jinping enfatizou a necessidade de buscar soluções negociadas para as crises. “O mundo enfrenta guerras e tensões crescentes, mas precisamos unir esforços para promover a paz. A colaboração entre Brasil e China fortalece a busca por soluções políticas e sustentáveis”, declarou.

Próximos encontros

Lula e Xi Jinping devem se reunir novamente em julho de 2025, durante a cúpula dos Brics, que será realizada no Brasil. O presidente chinês também é esperado na COP30, que acontecerá no final do próximo ano, em Belém.

Essa parceria histórica entre Brasil e China continua a gerar impacto global, reforçando laços comerciais e promovendo uma agenda de desenvolvimento sustentável e solidário.

Sair da versão mobile