O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Brasília nesta terça-feira (19) para participar de uma visita de Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o líder chinês nesta quarta-feira (20) no Palácio da Alvorada, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e China.
Os dois presidentes se encontraram recentemente na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Em Brasília, eles devem discutir temas regionais e multilaterais e alinhar novas estratégias de cooperação.
A visita mobiliza forças de segurança e inteligência em Brasília. As autoridades monitoram redes sociais, reforçam a presença policial em sete áreas estratégicas e bloqueiam o Lago Paranoá.
A comitiva chinesa conta com cerca de 25 veículos, que estão sendo escoltados pela Polícia Federal com o apoio de militares. As forças de segurança também estão atentas a possíveis protestos com bonecos infláveis.
Agenda oficial
A programação oficial começa com reuniões no Palácio da Alvorada, onde os dois líderes realizarão um encontro restrito e, em seguida, uma reunião ampliada.
Após os encontros, Lula e Xi Jinping vão assinar acordos e fazer uma declaração conjunta à imprensa. Na noite desta quarta-feira, eles participarão de um jantar oficial no Palácio Itamaraty, encerrando a visita. O presidente chinês deixará o Brasil na quinta-feira (21).