O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o Ministério Público Federal (MPF) entre com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para extinguir o Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O pedido se baseia na acusação de que o PL tem incentivado práticas que ameaçam a democracia no Brasil.
Janones citou episódios como os atos de 8 de janeiro e o caso do homem-bomba em Brasília, além de apontar o possível envolvimento de líderes do PL, como o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Carlo Jordy, em tentativas de golpe de Estado.
Para o deputado, essas ações colocam em risco a ordem democrática do país.
O parlamentar também lembrou que o STF já manifestou que práticas antidemocráticas, especialmente quando promovidas por partidos políticos, são intoleráveis.
Por isso, Janones defendeu que o MPF atue com firmeza na defesa da ordem constitucional.
“A preservação dos valores democráticos é um dos deveres essenciais dos partidos políticos. Práticas que atentem contra a ordem democrática e incentivem atos de violência configuram violações graves, que devem ser combatidas com firmeza pelas instituições”, afirmou Janones.
Ele alertou que a continuidade das ações do PL representa uma ameaça à estabilidade do Estado Democrático de Direito e à paz social.