O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, na manhã desta segunda (25), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, pela vitória nas urnas.

O novo líder do governo vizinho, parceiro econômico do Brasil, foi eleito neste domingo (24). Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula ligou para Orsi e mandou um abraço ao ex-presidente “Pepe” Mujica.

“Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente”, afirma o texto.

No domingo (24), Lula também publicou uma mensagem no X, antigo Twitter.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”, escreveu Lula.

Mercosul

Na mensagem, o presidente brasileiro ainda reforçou a parceria entre Brasil e Uruguai no Mercosul.

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou o chefe do Executivo

O candidato da coalizão de esquerda venceu depois de disputar o segundo turno das eleições com o candidato do Partido Nacional, Alvaro Delgado.

Orsi venceu o adversário de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado pelo atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.