Yamandú Orsi, de 57 anos, foi proclamado vencedor das eleições presidenciais deste domingo (24) no Uruguai. Ele concorreu pela coalizão de centro-esquerda Frente Ampla.
Sua vitória marca o retorno da centro-esquerda ao poder no país, após quatro anos de governo de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita.
Orsi superou o candidato governista, Álvaro Delgado, também de centro-direita. A eleição foi amplamente antecipada como uma disputa acirrada, em um país tradicionalmente conhecido por sua política moderada.
O próximo presidente assumirá o cargo em 1º de março de 2025 e governará o Uruguai até 2030.
Lula parabeniza Yamandú Orsi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Yamandu Orsi (foto), presidente eleito do Uruguai, pela vitória nas urnas no segundo turno das eleições realizadas neste domingo (24). Orsi, candidato da coligação de esquerda Frente Ampla, conquistou a presidência, marcando o retorno ao poder do partido liderado pelo ex-presidente José Mujica.
“Quero parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória de hoje. Essa é uma vitória para toda a América Latina e o Caribe”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Em relação à futura parceria entre os países, o presidente brasileiro destacou: “Brasil e Uruguai continuarão a trabalhar juntos no Mercosul e em outros fóruns, promovendo um desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e pela integração regional.”
Yamandu Orsi derrotou seu adversário, Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que tinha o apoio do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Quem é Yamandú Orsi?
Orsi é casado com Laura Alonso Pérez, e juntos têm dois filhos gêmeos, Victorio e Lucía, frutos de seu casamento aos 45 anos.
Yamandú Orsi nasceu em 1967 na pequena cidade de Santa Rosa, no interior do Uruguai. Seu pai trabalhava no campo, em um vinhedo, e sua mãe era costureira. Em 1972, uma hérnia de disco impediu seu pai de continuar trabalhando na lavoura, o que levou a família a se mudar para a cidade de Canelones, a capital do departamento de mesmo nome. Lá, abriram um armazém, onde Orsi também ajudou.
Educado em escolas públicas, Orsi teve também uma formação católica, sendo coroinha de capela. No entanto, hoje ele se define como agnóstico. Seu interesse pela política surgiu, em parte, pela influência da música popular dos anos 70 e 80, como ele mesmo relatou em diversas entrevistas.
Após a volta da democracia no Uruguai, que ocorreu com o fim da ditadura (1973-1985), Orsi passou quatro anos estudando para se tornar professor de história. No entanto, após trabalhar por anos como dono de mercearia, professor e atuando em escolas secundárias no departamento de Maldonado, a política acabou se tornando seu verdadeiro caminho.
Em 2005, ele assumiu o cargo de secretário-geral da Prefeitura de Canelones, o que marcou o início de sua trajetória na administração pública. Em 2015, tornou-se prefeito de Canelones, o segundo departamento mais populoso do país, onde governou por dois mandatos consecutivos.
Em 2024, Orsi foi escolhido como candidato do partido de centro-esquerda Frente Ampla, com o objetivo de reconquistar o poder no Uruguai.