Nesta terça-feira (3), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou a quinta etapa do Projeto MP Itinerante na Escola Marcelo Cândia, zona leste de Porto Velho (RO). A ação oferece atendimentos gratuitos e acesso a serviços essenciais para comunidades da região.
Desde cedo, diversas pessoas chegaram à escola, onde equipes de atendimento o receberam. Em seguida, após as orientações iniciais, receberam encaminhamento para salas específicas, onde oferecem serviços essenciais.
Assim, com a presença de 28 órgãos públicos e mais de 120 servidores, a iniciativa oferece serviços essenciais, como emissão de documentos, regularização de pendências cadastrais, orientações jurídicas e atendimentos na área de saúde.
A acessibilidade foi um dos destaques da ação, garantindo que moradores de diferentes perfis pudessem ser atendidos.
Além disso, a programação incluiu uma roda de conversa conduzida pelas promotoras de Justiça Tânia Garcia e Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, em parceria com agentes da Polícia Rodoviária Federal.
A atividade integrou a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e, por fim, abordou temas como direitos humanos, combate à violência de gênero e proteção à vida.
O MP Itinerante de Porto Velho continua até nesta quinta-feira (5), com atendimentos previstos para outras escolas da região:
- Quarta-feira (4): Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães, no Bairro Jardim Santana;
- Quinta-feira (5): Escola Estadual Jânio Quadros, no Bairro Mariana.