Ícone do site Portal Norte

Regulamentação da IA no Brasil deve ser votada hoje (5) no Senado

Se o projeto for aprovado em comissão ele seguirá para votação no plenário - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senado - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta quinta-feira (5), o Senado pode dar um passo decisivo na regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil. A Comissão Temporária de Inteligência Artificial (CTIA) se reúne para votar o projeto, que define regras e limites para o uso da tecnologia no país.

A proposta deveria ter sido votada na última terça-feira (3), mas o processo foi adiado para que os parlamentares buscassem um consenso.

Agora, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que a votação ocorrerá com ou sem acordo entre as partes. “Se houver consenso, votaremos em consenso. Se não, governo e oposição farão seus posicionamentos e vamos para a votação”, declarou.

O projeto, apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, passou por cinco revisões feitas pelo relator Eduardo Gomes (PT-GO).

A proposta inclui sanções para irregularidades, diretrizes para o uso de IA em situações de alto risco e a criação de um órgão regulador.

Pacheco, disse que quer votar o texto no plenário assim que for aprovado na comissão.

“Eu pautei para amanhã [quinta-feira (5)], às 11h, na sessão do plenário do Senado. Eu aguardo ele ser apreciado na comissão, às 9h, e, tão logo seja aprovado, já vai direto para o plenário amanhã [quinta-feira] mesmo”, disse o senador à Globonews.

Principais pontos do projeto

Proibições

O texto proíbe práticas consideradas prejudiciais e perigosas, como:

Sanções

Empresas que descumprirem as regras podem enfrentar punições severas, como:

Atividades de alto risco

São consideradas de alto risco atividades como:

Sistema de regulação

O projeto prevê a criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O órgão será responsável por fiscalizar o uso de IA, especialmente em aplicações de alto risco.

Próximos passos

Se aprovado na CTIA, o projeto será votado no plenário do Senado ainda hoje e, posteriormente, encaminhado à Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile