O governo de Rondônia tem implementado medidas para aprimorar o controle de despesas e maximizar a aplicação de recursos na administração pública estadual.

Essas ações buscam consolidar a transparência e promover a sustentabilidade no uso dos recursos públicos.

Entre os avanços mais significativos, destaca-se a adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A participação no A3P reforça o compromisso socioambiental da Sugesp, que incorporou práticas sustentáveis às rotinas administrativas. Entre as iniciativas implementadas estão a ampliação das cisternas para o reaproveitamento de água da chuva e o aprimoramento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Palácio Rio Madeira.

Novas modernizações 

No eixo da eficiência e sustentabilidade, a Sugesp também modernizou a frota automotiva do governo, substituindo veículos antigos por modelos novos, o que resultou em economia significativa nos custos de manutenção e consumo de combustível. 

A renovação da frota e os novos processos de contratação de veículos, com entregas previstas para 2025, complementam os esforços de gestão eficiente e sustentável, reduzindo o impacto ambiental das operações de transporte governamental.

A renovação da frota e os novos processos de contratação de veículos
A renovação da frota e os novos processos de contratação de veículos – Foto: Secom/RO

Nova UBS será construída em Ariquemes

R$ 1,8 milhão foram destinados à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde em Ariquemes (RO). Os recursos, provenientes de emendas parlamentares, foram assegurados pelo deputado federal Dr. Fernando Máximo, que entregou o cheque à secretária municipal de Saúde, Lorena Pereira Fiorenzani.

Durante o encontro com servidores e gestores públicos de Ariquemes, o parlamentar reforçou que pretende manter a parceria com a atual gestão porque tem obtido resultados positivos na melhoria da qualidade de vida dos munícipios.