Na última sexta-feira (6), as reações do presidente da Argentina Javier Milei durante o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiram nas redes sociais. A declaração aconteceu durante a 65ª Cúpula o Mercosul, em Montevidéu, Uruguai.

No discurso, o presidente do Brasil celebrou o acordo entre Mercosul e a União Europeia. Enquanto falava, Milei, que sentava ao lado de Lula e acompanhava a tradução através de fones de ouvido, reagiu com várias expressões.

Em alguns momentos, é possível ver Milei sorrindo, levando as mãos ao rosto, arqueando as sobrancelhas, e até segurando a risada ao discurso. As reações chamaram atenção dos internautas, que alegam que o presidente da Argentina estava demonstrando descontamento com a fala de Lula.

Polêmicas de Milei e Lula

Além disso, os presidentes já se envolveram em várias polêmicas desde a corrida eleitoral da Argentina. Em 2021, durante a campanha, Milei a se referiu a Lula como “ladrão”, “comunista furioso” e “ex-presidiário”.

Em entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson durante as eleições, Milei afirmou que, se vencer as eleições, não fará negócios com o Brasil ou qualquer outro país que ele considere “comunista”, colocando o presidente brasileiro na mesma categoria que a China e a Rússia.

“Não só não farei negócios com a China, mas também com nenhum comunista. Sou um defensor da liberdade, da paz e da democracia. Os comunistas não se enquadram nesses valores, nem os chineses, nem Putin, nem Lula”, declarou Milei na entrevista, prometendo romper as relações comerciais.

Em outro caso, quando já tinha se tornado presidente da Argentina, Milei visitou o Brasil para a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC 2024). No entanto, mesmo com a viagem, a agenda do argentino não incluiu uma visita ao presidente Lula.

O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, descreveu a distância ideológica entre os dois mandatários como “astronômica”, mas assegurou que Milei não tem problemas em participar de eventos com Lula e outros presidentes com os quais possua diferenças ideológicas.